segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Atividade 1

1. Pesquisar a respeito da campanha "Lucas Celebridade".

2. Identificar as caracteristicas da internet enquanto midia na campanha.

3. Discutir a perspectiva da internet enquanto mídia social a partir do que foi observado.

Radialista e vlogger da pequena Luzilândia, no Piauí, Lucas Celebridade ganhou fama após divulgar videos e fotos em seu blog, com o objetivo de promover uma possivel participação no reality show "A Fazenda" da Record. O resultado foi sua transformação em piada nacional promovida pelos usuários do Twitter, devido ao fato de ser um homem feio e pobre em fotos "sensuais" no interior nordestino.
Esta semana ele chegou aos Trending Topics no Twitter, após ser "apadrinhado" por um grupo de blogueiros que iniciaram uma campanha que instituiria essa segunda-feira, dia 9 de agosto, Lucas Celebridade Day. A campanha foi idealizada com o objetivo de angariar fundos para a melhoria da moradia de Lucas, mostrada em um de seus videos.
Nesse caso, a Internet foi a mídia utilizada, atingindo uma penetração massiva, a partir do momento que o usuário colaborou espalhando a campanha, disseminando a mensagem em sua rede de contatos em um efeito cascata, atingindo assim, milhares de outros usuários. Nessa ação colaborativa, a mensagem toma diversas formas, se adaptando as mais diversas linguagens usadas no ambiente social e estando sujeita a opinião do emissor e do receptor em feedback instantâneo.
Com isso, na internet, a mensagem na rede é reproduzida de forma descentralizada sem um controle editorial. Individuos influenciadores (no caso acima, os blogueiros) contém um poder de geração e disseminação do conteúdo dessa mensagem, porém, devido a liberdade de comunicação interativa mantém o controle desta, a massa de usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário